quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O OPTIMISMO, O PESSIMISMO E A PROMESSA

Não resisto, estava a acompanhar os jornais televisivos da noite para me decidir se face à subida de 0.3 % do PIB hoje divulgada deveria pensar no copo meio cheio ou no copo vazio mas depois de ouvir tudo quanto é opinião estava na mesma, ou melhor, estava mais irritado, uns apesar de acharem que não era mau, insistiam num discurso de catástrofe de que responsabilizam o governo, outros acham que a situação está a reverter, é o princípio do fim da crise e, não tarda, vamos por aí acima, outros ainda parecem demonstrar algum escondido contentamento por a situação continuar grave, os problemas das pessoas parecem ser o pasto de que se alimentam muitos discursos. Nada de novo no Portugal dos Pequeninos.
Quando estava para desistir fiquei com os olhos e os ouvidos numa peça sobre a peregrinação em Fátima dedicada aos emigrantes e refugiados porque vejo três figurinhas de gente pequena em trajes de natureza rural antigo a serem entrevistados. Não consegui perceber bem, mas ouvi uma menina dizer que estava vestida de irmã Lúcia mas que era Bruna, um menino disse que era Daniel (não tenho a certeza) mas estava vestido de Francisco e não ouvia a outra menina dizer nada. Percebi então que eram os pastorinhos de Fátima e uma voz em off dizia que estavam no cumprimento de uma promessa. A sério, os meninos estavam a cumprir uma promessa evidentemente não estabelecida por eles.
Devo dizer que bastas vezes tento prometer a mim mesmo não me admirar, mas trata-se de uma promessa vã. Todos os dias me espanto, hoje foi com a Bruna, perdão a irmã Lúcia.

Sem comentários: