quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DIA MUNDIAL HUMANITÁRIO

Ao que ouvi e apesar da dificuldade de encontrar datas disponíveis, foi decidido pela ONU instituir o dia 19 de Agosto como Dia Mundial Humanitário, sublinhando o trabalho voluntário em situações de emergência humanitária.
Medida pertinente já que permitirá que, pelo menos, uma vez por ano a agenda das consciências se inquiete com os trágicos cenários que no mundo se verificam. Medida provavelmente ineficaz porque os tempos não vão de feição para estas questões, aliás, sabe-se da significativa diminuição das ajudas internacionais para programas humanitários.
Há uns meses atrás, numa entrevista ao Público, o Eng. António Guterres, Alto Comissário da ONU para os Refugiados, numa boa síntese afirmava, “O financeiro vem primeiro que o económico, o económico vem antes do social e o social vem primeiro que o humanitário.”
Com a crise instalada mundialmente, as grandes preocupações ainda estão centradas nas finanças e na economia e a bater à porta das questões sociais. Quanto aos aspectos humanitários, terão que aguardar melhores dias.
Para o ano falamos.

Sem comentários: