quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

O BALANÇO DA EDUCAÇÃO

 As rotinas destes dias incluem proceder a um balanço relativamente ao ano que está a terminar. Umas notas telegráficas sobre o universo de que sempre estive mais próximo, a educação. E na verdade a educação balança.

A educação balança nas ondas de um mar de inovação, de mudanças de paradigma nas quais nem sempre se percebe a mudança nem o paradigma.

 A educação balança entre intervir nas coisas certas e intervir de forma certa nas coisas.

A educação balança entre inclusão e exclusão sem sair da mesma escola/agrupamento.

A educação balança entre a busca da flexibilidade e a asfixia burocrática.

A educação balança entre grelhas, planos, relatórios, avaliações, projectos, etc.

A educação balança entre avaliação interna que é um mundo de diversidade e uma avaliação externa que não tem o impacto que a justifica.

A educação balança entre “cá para mim, a orientação é fazer assim” e “não, não acho que seja isso, acho que deve ser assim”.

A educação balança entre necessidades especiais que desapareceram e os universais, os adicionais ou selectivos que chegaram em força, mas condicionados ao "faz-se o que se pode".

A educação balança entre a escola X.0, os computadors que não chegam e a net que não funciona.

A educação balança entre querer ser contentora e ter alunos em contentores.

A educação balança entre uma narrativa dos professores a mais e agora o drama dos professores de menos.

A educação balança entre a insuficiente autonomia de escolas e agrupamentos e os enviesamentos da municipalização.

A educação balança entre o “está tudo bem” e “não, as coisas não estão nada bem”.

A educação balança entre terminologias "novas" e velhos procedimentos.

A educação balança entre os acomodados e os incomodados.

A educação balança entre agendas e corporações de interesses diversos.

A educação balança entre discursos de paixão e algumas políticas e práticas de indiferença.

A educação balança entre …

Como, pensando nos meus netos e em todos os netos sou optimista, às vezes não tanto quanto queria, para o ano o balanço será certamente diferente.

Bom Ano.

Sem comentários: