domingo, 22 de março de 2020

UMA HISTÓRIA COM POETA DENTRO


Porque ontem, de acordo com o calendário das consciências, passou o Dia Mundial da Poesia e porque o mundo e nós estamos a precisar de um olhar, uma história com poeta dentro. Aliás e antes da história, é curioso que 21 de Março, para além de assinalar o início da Primavera, assinala ainda o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Infância, o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Dia internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e também o Dia Mundial da Marioneta, tudo motivos para um outro olhar.
Um dia destes estava o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, a arrumar umas obras que tinham oferecido à escola, quando entrou o Tiago.
Olá Tiago, estás bem?
Estou, Velho. Estamos no intervalo e calhou entrar. Olha lá, os poetas são os escritores que escrevem versos como os que estão no livro, não é, Velho?
Sim, os poetas escrevem poesia a que tu estás a chamar versos, porquê?
A Professora agora na aula, depois da ficha do livro, disse para a gente escrever só três ou quatro linhas sobre o que gostávamos de ver acontecer. Eu escrevi isto, não podia escrever mais, lê lá.
"Eu gostava que deixasse de haver guerras muitas pessoas muito pobres. Também gostava que as pessoas tivessem empregos porque é mau não ter emprego como o meu tio e a minha tia. Gostava que os pais tivessem mais tempo para brincar com os filhos e que a escola não fosse o dia todo inteiro. Gostava que a Joana gostasse de mim, eu gosto dela, mas acho que ela não gosta de mim."
Está engraçado. Mas não percebo a tua dúvida.
A professora leu alto para a turma toda o que escrevi e depois disse, "Este Tiago é um poeta". Mas isto não tem versos, pois não?
Eu acho que entendo, vamos lá a ver se te explico.
Agora não, Velho Vai a Joana a passar ali, vou atrás dela, eu gosto mesmo dela.
É por isso que és um poeta Tiago. Ainda gritou o Professor Velho.

Sem comentários: