sexta-feira, 27 de março de 2020

DO TEATRO


Li algures que hoje se assinala o Dia Mundial do Teatro. Acontece num época estranha e trágica em que por muitas paragens os teatros estão encerrados.
Recordo de novo uma afirmação muito bonita de Luís Miguel Cintra, um enorme Homem do Teatro, no discurso de aceitação do Prémio Pessoa de 2005. Escolheu o teatro "para continuar a fazer em adulto aquilo que fazemos em crianças, para continuar a brincar contra toda a solidão".
Nestes tempos de confinamento e apesar dos avanços tecnológicos de que felizmente dispomos, muita gente estará mais só e outra gente mais isolada.
Às famílias, sobretudo, com crianças, é solicitada uma multiplicidade de papéis que a encenação não previu e que tentamos desempenhar com as ferramentas que possuímos e aprendendo cada dia a melhor forma de criar ou recriar cada papel, todos bem exigentes e para todos os protagonistas.
Não teremos os aplausos ou os assobios no fim desta peça, mas espero e desejo que tenhamos tentado e conseguido “brincar contra toda a solidão”.

Sem comentários: