terça-feira, 24 de março de 2020

OS NOVOS TEMPOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM


A minha experiência no ensino com o apoio de ferramentas digitais, desculpem lá mas não gosto da expressão “à distância”, distância não rima com ensino e aprendizagem, tem sido fundamentalmente com grupos pequenos, seminários, conferências, reuniões ou trabalho de orientação e considero que são ferramentas extremamente potentes com grande capacidade apoio e versatilidade.
Por estes dias e por razões óbvias utilizei uma plataforma para uma aula com grupos maiores. Tem sido uma experiência interessante e creio poder dizer que está a correr bem e, obviamente, é a única forma de manter a vida académica em funcionamento ainda que num novo normal.
No entanto, tenho-me lembrado de uma expressão que há muitos anos atrás, princípio dos anos 80, um colega e amigo sueco me dizia num seminário em que ambos participávamos, em que se abordava emergência da entrada das novas tecnologias, naquela altura eram de facto novas hoje nem tanto, no universo do ensino e da aprendizagem.
Dizia-me o colega que iria tornar-se comum o recurso a estas tecnologias com imensas potencialidade e capacidade de suporte a problemáticas específicas de muitos alunos, mas … numa sala de aula, aquilo a que chamamos e continuaremos a chamar sala de aula mesmo em espaços que habitualmente não consideramos sala de aula, o corpo e a voz do professor em proximidade serão sempre o melhor meio audiovisual.
Mas isto é conversa de velho, obviamente.,

Sem comentários: