quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

"M'ESPANTO ÀS VEZES, OUTRAS M'AVERGONHO"


Em tempo de Natal, um tempo de família, a imprensa divulga hoje um enorme e surpreendente gesto de solidariedade e amor familiar que a amada esposa de um cidadão de sua graça Licínio Pina teve para com o seu cônjuge.
O Dr. Licínio no exercício da sua transcendente esgotante tarefa de presidir ao Crédito Agrícola sentia-se só, fragilizado, emocionalmente vulnerável.
Achou então por bem ter o apoio emocional da amada esposa, não só no aconchego do ninho familiar, mas também no desempenho das suas tarefas profissionais.
No entanto, as coisas devem ser bem-feitas e de forma justa. Dado que a esposa dedicada e disponível era professora não seria aceitável que abdicasse da sua carreira profissional para “estabilizar emocionalmente” o frágil esposo.
Foi então a esposa contratada pela instituição presidida pelo necessitado esposo, o Dr. Licínio, ao que é divulgado, pela irrelevante quantia de 2000 euros líquidos mensais. Sublinho desde já o amor, a humildade, a entrega e probidade contidos neste sacrifício. Como sabem qualquer professor ganha muito acima dos 2000 euros líquidos para além dos três meses de férias, perguntem ao Dr. Miguel Sousa Tavares se não é verdade. Assim, a esposa sacrificada não só perde salário e a possibilidade de subir rapidamente até ao topo da carreira como ainda vê, certamente, reduzido o seu tempo de férias. Lindo e sem palavras para tal prova de amor.
Confesso que esta linda história me deixou mesmo emocionado, até quase, quase, com uma lágrima no olho, como o menino dos quadros das feiras.

No entanto e com grande estranheza minha a situação parece ter sido mal recebida a ver pela generalidade das notícias e comentários. 
Desculpem, mas não consigo entender. Tanto discurso sobre a alteração no quadro de valores e na importância da vida familiar, tantas situações de maus-tratos nas relações familiares, tanta exclusão e discriminação profissional das mulheres e agora numa cena bonita e que corria bem cai o Carmo e a Trindade, não entendo. Força Dr. Licínio, força esposa amada e sacrificada.

PS - Como diria Sá de Miranda, "M'espanto às vezes, outras m'avergonho".


Sem comentários: