sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O TEMPO DA AZEITONA


O lagar abriu e começou a lida da azeitona no Meu Alentejo. Este ano a produção parece um pouco mais baixa embora a manhã tenha rendido. A água tem sido pouca por cá no Alentejo e as oliveiras não beberam. Dois fins-de-semana devem ser suficientes pelos cálculos do Mestre Zé Marrafa.
A apanha da azeitona pelo método tradicional é coisa brava, e o tempo quente para esta altura do ano não ajuda. Os braços e sobretudo as costas estão moídos de varejar e carregar mas impressionante mesmo, é ver a resistência do Velho Marrafa, homem perto dos oitenta anos. Felizmente, este ano contamos com a ajuda do Rui e do Jorge que “aceleram” a lida.
Lá para o fim da tarde volto ao lagar para pesar e entregar e … amanhã continua.
Algum tempo de espera no lagar passa-se nas lérias e os temas de conversa vão surgindo mas quase sempre, não podia deixar de ser, andam à volta dos enleios e das molengas em que a vida da gente se transformou e da pouca rentabilidade que tanto trabalho dá.
Acho que só lá para o fim de Janeiro, quando voltar ao lagar para buscar o azeite, com o ambiente quentinho das enormes salamandras que impede o azeite de coalhar e o cheirinho inconfundível do azeite novo é que me vou esquecer das agruras da apanha da azeitona que continuará, espero, para a semana.
Prometo não me queixar mais e … tenho que voltar à lida, já deve haver azeitona para ensacar e carregar com o tractor.
São também assim os dias do Alentejo.




Sem comentários: