sábado, 14 de abril de 2018

SINAIS DOS TEMPOS


No âmbito de um dispositivo designado por Compromisso de Cooperação para o Sector Social e Solidário para o Biénio 2017-2018 torna-se possível o apoio do Estado para que creches e jardins-de-infância ligados a Instituições Particulares de Solidariedade Social alarguem o horário de funcionamento incluindo sábados.
A medida surge na sequência da introdução de turnos na Autoeuropa que obrigam ao trabalho ao sábado.
Como diz Camões “todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”.
No sector privado a situação não é nova. Em Dezembro passado a Visão divulgou um trabalho sobre algo que parece estar a tornar-se cada vez mais frequente, a existência de creches e jardins-de-infância a funcionar 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.
Por razões diversas mais famílias sentem esta necessidade. Segundo o trabalho da Visão na zona da Grande Lisboa existirão mais de mil crianças envolvidas em rotinas menos habituais na frequência de instituições desta natureza mas o número de vagas disponíveis para este tipo de resposta será três vezes superior. Ao que parece a oferta será inferior à procura e muitas crianças ficam também aos fins-de semana, férias ou no Natal.
É mais um sinal dos tempos.
Vivemos tempos de mudança acentuada nos estilos de vida, de alteração de valores e prioridades, de menor regulação do trabalho, chamam-lhe “flexibilização”, de competição e “produtividade”, de comunidades sempre em movimento, em “trânsito”, sem parança e com rotinas em mutação.
Muitas famílias, muitas vezes sem capacidade de escolha ou também por opção, são envolvidas nesta engrenagem e, naturalmente, procuram soluções que minimizem as consequências. O mercado, evidentemente, procura responder a novas necessidades.
Também sobre as crianças e o seu dia-a-dia estes tempos produzem efeitos que em muitas circunstâncias não são particularmente amigáveis.
Acredito no esforço e competência das instituições e dos profissionais no sentido de proporcionar a melhor qualidade possível na vida das crianças que a esta resposta recorrem. Sei também que as crianças têm de uma forma geral uma resiliência e capacidade de adaptação extraordinárias embora seja necessário estarmos permanentemente atentos ao seu funcionamento.
No entanto, também sabemos que rotinas, família (no sentido dos laços de afecto e vinculação), estabilidade, segurança, são necessidades básicas e imprescindíveis para o desenvolvimento das crianças. Apesar de não esquecer que mesmo nas circunstâncias mais habituais também algumas famílias ou práticas institucionais podem ser tóxicas ou negligentes.
Chegou a vez de o Estado também dar o seu contributo para este trajecto.
No entanto e por isto tudo … vale a pena pensar nos caminhos que queremos ou podemos percorrer.

Sem comentários: