terça-feira, 27 de setembro de 2016

PUTA DE VIDA

Hoje de manhã, ainda escuro, durante o exercício matinal cruzei-me com o Sr. Luís, um catador de lixo que frequentemente encontro aqui na zona. Sempre que o vejo me lembro do lindíssimo "Os Respigadores e a Respigadora" de Agnès Varda mas sem o lado poético mais acessível quando se está sentado num cadeirão de cinema.
Esta gente vive do que sobra dos outros e do que os outros estragam ou desperdiçam.
O Sr. Luís ia a empurrar o carro de mão e quando nos cruzamos, diz-me com um sorriso cheio:
 “Nem sabe a sorte que tive”,
“Então, Sr Luís?”
Ontem à noite ali em cima, ao dar a volta a um caixote a ver se tinha alguma sucata dei com um saco cheio de moedas de 1 e 2€! Contei, dava 21 euros, veja lá a minha sorte ”
“É bom Sr. Luís”.
“Agora vou já para lá, já é quase de dia, já se está ver e pode ser que haja mais alguma coisa. Grande sorte que eu tive”.
Fui andando com o Sr. Luís na cabeça e a felicidade vivida com a sorte em que tinha tropeçado, 21€.
Puta de vida.

1 comentário:

marmaria disse...

Como é tudo tão relativo e pequenino!
Os Senhores Luis, desta vida, ficam felizes com as moedas de 2 e 1 euros, que alguém despreocupado deitou fora.
Os respigadores são bem um espelho desta sociedade.