segunda-feira, 12 de outubro de 2015

METE-ME ESPÉCIE

Recorrendo a um dos enunciados que mais gosto na língua portuguesa, "mete-me espécie", mete-me espécie que tanta gente, mesmo ilustre e eruditada como diria o Velho Malangatana, não entenda que ser diferente, pensar diferente ou defender algo diferente não é necessariamente ser pior, pensar erradamente ou defender algo de mau.
Ser diferente é uma coisa relativamente simples, é ... não ser igual e aceitar que tudo ... pode ser diferente, sejam políticas, ideias, comportamentos, saberes  ou ... pessoas.
Entendo, evidentemente, que existem limites. Em democracia decorrem da lei, dos direitos e de algo menos tangível mas fundamental, dos valores e da ética. Por isso também me "mete espécie" como tanta gente acha que estas são dimensões de geometria variável, aplicam-se de acordo com as circunstãncias e os interesse de ocasião.
Mete-me espécie, pronto.

4 comentários:

Ana disse...

Concordo: ser diferente não é pejorativo, aliás, deve ser tido em consideração para um tratamento equitativo, por exemplo. Igualdade entre diferentes é quase sempre sinónimo de injustiça.

Permita-me que lhe sugira a divulgação do artigo do jornal Expresso: "O verdadeiro exame das escolas", dando a conhecer o site "infoescolas" onde o «Ministério da Educação disponibiliza a partir desta semana um portal estatístico que permite avaliar a progressão dos alunos ao longo do ensino básico e perceber o que cada escola faz com a “matéria-prima” que recebe». http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-10-11-O-verdadeiro-exame-das-escolas

Finalmente, esperemos, passará a haver um estudo credível dos resultados que as escolas alcançam com os seus alunos e do trabalho que desenvolvem em prol do respetivo sucesso escolar, deixando de lado as comparações ao jeito de fábulas, onde concorrem tartarugas com lebres, como se tem verificado até aqui aquando da divulgação anual dos rankings das escolas.

Ana disse...

A propósito da primeira parte do meu comentário acima e da relação entre igualdade e justiça, deixo aqui a ligação para uma imagem muito interessante que encontrei há instantes no blogue "Professores Lusos": http://profslusos.blogspot.pt/2015/10/apenas-um-exemplo.html

Zé Morgado disse...

Olá Ana, há poucos dias referi o Portal Infoescolas e a sua relevância. Aliás, referi-o também quando há meses foi divulgado. Obrigado pela sugestão.

Ana disse...

Ah, desculpe! Escapou-me esse post, então. (ando por aqui todos os dias, mas...)
Obrigada.