quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA

"Mota Soares anuncia investimento de 450 milhões no apoio à deficiência"

Estamos no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência pelo que se torna obrigatório o anúncio por parte do Governo de algumas medidas ou intenções direccionadas para este universo.
Assim sendo, lê-se no Sol, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social anunciou hoje que cerca de 450 milhões de euros dos fundos comunitários ‘Portugal 2020’ serão aplicados na criação de novas respostas na área da deficiência.
A nossa consciência pode descansar em paz.
É curioso ouvir o Ministro responsável por um corte brutal nos apoios sociais às famílias, um corte brutal nos apoios especializados, afirmar que considerou “prioritário o reforço das respostas sociais” nesta área.
Afirmou também que "Queremos um aumento do número de respostas das instituições cuidadoras e da sua qualificação”, acrescentando que se pretendem “mais vagas em centros de atividades ocupacionais, em lares residenciais e um serviço de apoio domiciliário mais abrangente, para que se possa dar um apoio maior a estas famílias”.
As instituições agradecem, claro.
Talvez fosse interessante ouvir o que as pessoas com deficiência e as suas famílias pensam deste aparente, mas não estranho, reforço das respostas institucionalizadas e a não valorização da autonomia e autodeterminação das pessoas com deficiência e das suas famílias na gestão dos apoios e na escolha das respostas.

Sem comentários: