segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

"Resultados da avaliação da FCT: 11 centros excepcionais e 52 excelentes"

O processo de avaliação e consequente financiamento das estruturas que incluem o tecido de investigação científica nacional, já foi muito abordado e identificadas várias incongruências, errros processuais, incompetência e inadequação formal, tudo bastamente documentado e objecto de variadíssimas tomadas de posição, nacionais e internacionais, incluindo um duríssimo comunicado do CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Foram divulgados os resultados da avaliação da segunda fase e, apesar de estarem ainda a correr processos de contestação, estaremos perto do final desta insustentável narrativa.
O MEC, a FCT, teerão atingido os objectivos encomendados à European Science Foundation, liquidar um parte significativa da investigação de centros e universidades, alguma com reconhecimento nacional e internacional mas insuficiente para caber nas quotas estabelecidas pela FCT com a cobertura do MEC.
O melhor e mais simples comentário que ouvi sobre todo este processo, lamentavelmente não me recordo o autor, foi qualquer coisa como "avaliar e financiar a investigação ciência desta forma, seria o mesmo que querer fomentar a prática desportiva num país apoiando apenas a alta competição. Seria um desastre".
Bem observado e perfeitamente dentro das ideias de Nuno Crato.

Sem comentários: