quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OS ASSISTENTES OPERACIONAIS QUE SÃO MESMO AUXILIARES DA EDUCAÇÃO

"Pais lançam petição para aumentar número de funcionários nas escolas"

Grupos de pais desencadearam a apresentação de uma petição no sentido de que sejam revistos os rácios que determinam o número de auxiliares de educação, agora assistentes operacionais,  nas escolas e agrupamentos.
De há uns anos para cá é recorrente a referência à insuficiência deste grupo profissional nas diferentes comunidades educativas.
Acontece ainda que ao início de cada ano lectivo as necessidades elaboradas de acordo com rácio já desajustados face às mudanças na organização dos sistema são colmatadas através do recurso a desempregados inscritos nos Centros de Emprego. No entanto, ao fim de cada ano estas pessoas vão embora e não podem voltar a trabalhar no ano seguinte no local em que estiveram. Também para esta medida que afecta a continuidade e estabilidade do trabalho é solicitada revisão.
Algumas notas sobre o papel dos auxiliares de educação considerando, sobretudo, o seu importante papel educativo para além das funções de outra natureza que também desempenham. No caso mais particular de alguns alunos com necessidades educativas especiais os auxiliares serão mesmo uma figura central no seu bem estar educativo.
A excessiva concentração de alunos em centros educativos ou escolas de maiores dimensões não têm sido acompanhadas por ajustamento proporcional do número de auxiliares de educação. Aliás, é justamente, também por isto, poupança nos recursos humanos, que a reorganização da rede, ainda que necessária, tem sido feita com sobressaltos e  com a criação de problemas.
Na verdade, os auxiliares educativos cumprem um papel fundamental, nem sempre valorizado, nas comunidades educativas e por várias razões.
São quase sempre elementos da comunidade próxima das escolas o que lhes permite o desempenho informal de mediação entre famílias e escola, terem uma informação que pode ser útil nos processo educativos e uma proximidade com os alunos que pode ser capitalizada importando que a sua acção seja orientada, tenha alguma formação e que se sintam úteis, valorizados e respeitados.
Os estudos mostram também que é nos recreios e noutros espaços fora da sala de aula que se regista um número muito significativo de episódios de bullying e de outros comportamentos socialmente desadequados. Neste contexto, a existência de recursos suficientes para que a supervisão e vigilância destes espaços seja presente e eficaz. Recordo que com muita frequência temos a coexistir nos mesmos espaços educativos alunos com idades bem diferentes o que pode constituir um factor de risco que a proximidade de auxiliares de educação minimizará.
Considerando tudo isto parece muito pertinente e um contributo para a qualidade dos processos educativos a presença em número suficiente de auxiliares de educação que se mantenham nas escolas com estabilidade e que sejam orientados e valorizados na sua importante acção educativa.

5 comentários:

Ramses II disse...

Boa tarde, quase todos os anos as escolas abrem concurso para auxiliares de educação regime par-time (porque estão impedidas de contratar a tempo inteiro) 4 horas/dia a 2.5 ou 2.8 euros/hora e finalizando o ano lectivo vão embora.
Ps:e assim se engana as estatisticas do desemprego, são efectuados 2 contratos de trabalho!

Ramses II disse...

isto não contando com os contratos emprego-inserção!

Zé Morgado disse...

Sem dúvida. Foi também dessas "habilidades" que falei no texto sobre os números do desemprego que com essas e outras manhas são martelados e não correspondem a criação efectiva de emprego.

Unknown disse...

Boa tarde é pedagógico, as crianças com NEE andarem a mudar mensalmente de Auxiliar?

Muito obrigado

Zé Morgado disse...

É claro que não. Não é bom para ninguém