sábado, 18 de setembro de 2010

A GENIAL IDEIA DE TRAZER O GÉNIO

Ainda que o faça raramente, sempre que no Atenta Inquietude falo de futebol sinto necessidade de dizer que gosto imenso e que enquanto os joelhos o permitiram fui um praticante apaixonado. Dito isto, uma breve nota sobre o mais recente episódio que me faz pensar que em Portugal nada ainda bateu no fundo, é sempre possível esperar pior.
Na sequência da inenarrável história com Carlos Queiroz, o Presidente da FPF, o eterno Gilberto Madail aparece com a brilhante ideia de ir a Madrid tentar assegurar para dois jogos a colaboração do mago, do génio, do special one, do doutor “honoris causa”, do maior de sempre, do grande triunfador, do …, enfim, de José Mourinho.
Quando li a primeira notícia sobre isto ainda pensei que para uma notícia de 1 de Abril estaria bem pensado mas não, era mesmo a sério, Madail queria um treinador milagreiro para dois jogos.
Da perplexidade passei ao embaraço. É certo que, provavelmente, o mundo já não nos levam muito a sério mas com os diabos, o que vão pensar as pessoas com um sentido mínimo de bom senso e pudor sobre esta atitude do Dr. Madail. Desloca-se a Madrid para convencer clube e treinador a vir trabalhar nove dias a Lisboa, fazer o esperado milagre e ir à vida.
O mago, o génio, o special one, o doutor “honoris causa”, o maior de sempre, o grande triunfador, o …, enfim, José Mourinho disse que nem a gasolina queria que lhe pagassem para vir ajudar, (nota de tradução: na linguagem de José Mourinho “vir ajudar” quer dizer “vir resolver o problema”), não precisa de dinheiro e prestígio já tem que chegue e que, assim, faria esse favorzinho ao País se o patrão o deixasse, é claro.
Finalmente, como se diz aqui no meu Alentejo, o enleio parece que não vai dar em nada. Ficou a patética e embaraçante situação.
Um último pormenor, este lamentável episódio tem sido abertura em vários espaços noticiosos televisivos. Não há como um país feliz e despreocupado.

Sem comentários: