quarta-feira, 21 de julho de 2010

OS FILHOS DOS NUMBER ONE

Na Pública do passado Domingo li com algum interesse um trabalho sobre uma figura pública de incontornável referência nos tempos que correm, Zeinal Bava o CEO da PT. O trabalho mostrava, para além da faceta de gestor reconhecido e premiado, um lado mais pessoal que sublinhava a importância que o senhor atribui à família, designadamente, a relação com os filhos. Sobre esta questão, diz-se, "tem a preocupação de evitar que se deslumbrem" porque "eles, mais tarde, podem não ter a mesma capacidade financeira do pai", avisada ideia. Logo a seguir afirma-se que "só lhes impõe uma condição: não importa que profissão escolham no futuro, desde que estejam sempre entre os três melhores". Aqui parei e pensei no tormento que pode ser a vida de alguns filhos destes number one.
O number one Zeinal Sr. Bava, apesar de tudo, não parece ser particularmente exigente, basta-lhe um lugar no pódio, não tem que ser o primeiro, para além de que, sendo de uma esmagadora amplitude, é-lhe indiferente que os filhos possam ser o terceiro melhor electricista ou o melhor gestor embora eu não tenha percebido a escala, será da cidade, do país, do continente, do mundo?
Talvez o number one Zeinal Bava não concorde, mas o sucesso na vida das pessoas dependendo certamente dos seus méritos e esforços, depende de muitas outras variáveis entre as quais a sorte, como, aliás, ele próprio reconheceu no trabalho jornalístico.
Talvez o number one Zeinal Bava não compreenda ou concorde, mas existem miúdos que, por variadas razões, não aguentam a pressão para serem os melhores, mesmo num modesto terceiro lugar. Talvez não saiba, até que muitas histórias de pressão deste tipo têm finais tristes. Esta questão não tem a ver, obviamente, com o natural e desejável incentivo dos pais para que os miúdos progridam.
Não tenho nenhum preconceito ou reserva contra os number one, antes pelo contrário, em muitos casos admiro as suas competências e realizações, apenas me preocupa o inferno em que se pode transformar a vida dos filhos de alguns number one, conheço situações desta natureza, vale a pena estar atento.

Sem comentários: