sexta-feira, 17 de novembro de 2023

A VIAGEM DO CONDUTOR DO ROLLS-ROYCE

 Em Maio de 2022, no 2.º Encontro Nacional de Autonomia e Flexibilidade Curricular o Ministro da Educação fez uma intervenção de que na altura comentei aqui.

Alguns exemplos, já não é preciso “ir a países longínquos para ver um sistema educativo moderno e contemporâneo” porque “a escola pública portuguesa faz muito e muito bem”.

No mesmo encontro, Amapola Alama, especialista da UNESCO, afirmou "Vocês são o 'Rolls-Royce' dos sistemas de educação. Estão entre os 40 países de topo no mundo da educação"

Também registei que “Temos níveis históricos de abandono escolar precoce, numa redução rápida e sustentada. Temos níveis históricos de sucesso escolar e não fazemos [esse percurso] com o trabalho de menorizar as aprendizagens – fazemo-lo com este mote (…) de sermos cada vez mais exigentes naquilo que é a qualidade das aprendizagens”.

Sim, acabou e cito, “o tempo do currículo toca-e-foge, toma lá hoje, debita amanhã, esquece depois de amanhã”, pois agora as escolas propõem “um currículo muito mais desafiante e ambicioso, em que ensinam não apenas coisas que se aprendem e se sabem, mas também o raciocínio, a resolução de problemas, [a capacidade de] pensar criticamente e de criar”.

Também registei o desagrado do Senhor Ministro, pois “Já chega de pintar um retrato da escola portuguesa que não corresponde à realidade. Parece que andam sempre à procura do que corre mal, ignorando que, todos os dias, nas nossas escolas, há um milhão e 300 mil crianças a aprender e 100 mil professores a ensinar, e que as coisas correm bem”, declarou.

Talvez seja por isto que o condutor do Rolls-Royce tenha sido eleito Presidente do Comité de Políticas Educativas da OCDE a partir de Janeiro e nos próximos três anos.

Com toda a certeza, as Políticas Educativas da OCDE serão muito bem conduzidas.


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