sábado, 5 de março de 2022

QUAL É A PRESSA?

 A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior reuniu na passada quinta-feira, mas não tomou qualquer decisão sobre os exames nacionais, ou seja, se serão realizados a todas as disciplinas ou, tal como nos dois últimos anos, apenas às disciplinas específicas para o ingresso no superior.

A falta de decisão ter-se-á devido à não existência de qualquer proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As inscrições para os exames realizam-se dentro de pouco mais que duas semanas e os alunos e professores continuam sem saber qual o cenário que terão.

Não sendo de todo expectável uma alteração no modelo de acesso, será previsível que se mantenha a decisão dos dois últimos anos, é também a proposta do Conselho de Escolas.

Como há dias aqui escrevi a propósito desta proposta, embora defenda um outro modelo de acesso considerando o facto de o actual estar excessivamente centrado nos exames e desvirtuando a importância própria do ensino secundário, pode compreender-se a realização de exames apenas para o acesso ao superior.

O que tenho mais dificuldade em perceber é o desconhecimento sobre o que pensa a tutela sobre esta situação.

É verdade que seria desejável que professores e alunos soubessem com que contar, mas ainda faltam quase três semanas para as inscrições nos exames.

Portanto, e como alguém dizia, qual é a pressa?

Sem comentários: