quinta-feira, 10 de março de 2022

OBRIGADO, ANA MARIA BÉNARD DA COSTA

 Lamentavelmente, só depois da sua realização tomei conhecimento da apresentação do livro de Ana Bénard da Costa, “Memórias de uma Educação Especial – do Modelo Médico à Educação Inclusiva”. Foi no dia 8 de Março, um dia particularmente bem escolhido para conhecermos a obra e vida da Ana Maria Bénard escrita por ela.

Por dever de estima e da importância que a Ana Maria Bénard teve na educação em Portugal, em particular na defesa intransigente do direito à educação de qualidade e inclusiva de crianças e jovens com necessidades educativas especiais e da inspiração que representa para muitos de nós, não posso deixar de expressar um tributo de reconhecimento e gratidão pelo que também representou para mim.

Conheci mais de perto a Ana Maria Bénard da Costa quando em 1981 integrei a equipa da Divisão de Ensino Especial que chefiava na Direcção-Geral do Ensino Básico onde permaneci alguns anos.

A visão e a energia da Ana Maria Bénard eram, são inspiradoras. Contra muitas objecções e resistências foi-se avançando. Com muitos sobressaltos, mas com muito entrega fizemos um caminho que ainda não terminou, longe disso, há muito por fazer.

A sua forma emotiva e empenhada, sempre a procurar soluções no meio de muitos problemas e obstáculos, a procura de caminhos era contagiante. Sempre que viajava questionávamo-nos sobre que novas ideias a Ana Maria traria para nos obrigar a pensar e a agir mesmo em contraciclo com algumas dimensões das políticas públicas.

Criou de forma informal, sempre foi informal, uma estrutura regionalizada da Divisão de Ensino Especial que nos permitia um contacto próximo e mutuamente enriquecedor com os(as) colegas que trabalhavam nas escolas regulares, nas equipas de Ensino especial e nas Escolas Especiais que na altura estavam na tutela da Divisão por ela chefiada.

Nem sempre foi compreendida, nem sem foi bem tratada e reconhecida, tarda uma homenagem ao seu trabalho, mas foi, é, uma referência para muitos de nós.

Obrigado, Ana Maria pela oportunidade que tive de trabalhar contigo e ter feito parte desta caminhada que não tem fim.

Até sempre.



Sem comentários: