domingo, 6 de fevereiro de 2022

OFERTA DE FORMAÇÃO EM TEATRO NO ENSINO BÁSICO

 A partir do próximo ano lectivo o Teatro estará incluído na oferta de cursos artísticos especializados do ensino básico.

Considerando a necessidade de disponibilizar percursos educativos e de qualificação diferenciados, uma ferramenta potente na promoção de uma educação que responda à diversidade dos alunos, das suas motivações, das suas capacidades. Também há quem lhe chame educação inclusiva, mas já temo recorrer a esta terminologia que tem dado abrigo a tudo o pode significar, mas também a tudo o que não é inclusão.

A propósito do teatro recordo a afirmação, já aqui citada, de Luís Miguel Cintra, um enorme Homem do Teatro, no discurso de aceitação do Prémio Pessoa de 2005. Declarou ter escolhido o teatro "para continuar a fazer em adulto aquilo que fazemos em crianças, para continuar a brincar contra toda a solidão".

Nos tempos duros que vivemos em que tantas crianças e adolescentes se sentem desconfortáveis e, frequentemente, se sentem sós, mesmo quando acompanhados o teatro pode ajudar a “brincar (aprendendo) contra a solidão”.

Sem comentários: