quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

TEMPO DE SECURA

 Embora a passar meio despercebida dada a pandemia e a campanha eleitoral a questão da seca surge com a maior frequência nos discursos por aqui no Alentejo, como muito provavelmente acontecerá noutras paragens. Ainda hoje na ida à vila o tema da falta de chuva foi a questão mais presente nas conversas. E parece que para os próximos dias as previsões continuam a não nos “dar água”.

É verdade que os campos estão verdes com a água do início de Dezembro, mas os pastos estão rasos, estou a regar a horta o que não é muito habitual neste tempo, e a gente bem olha para o céu à procura das nuvens que tragam a água que faz crescer. A coisa não está ainda especialmente grave porque o Inverno passado foi bem chovido.

No entanto, a seca severa que atravessamos e o risco de seca extrema que poderemos enfrentar não é só de natureza meteorológica. Estamos em seca severa do ponto de vista meteorológico, mas também atravessamos tempos de secura em várias outras dimensões que nos respeitam, ou desrespeitam, conforme a leitura.

É, na verdade, estamos em tempo de seca severa.

Vou espreitar o céu com a esperança de ver as nuvens que irão chegar com a água que lava e faz crescer, a terra e a gente.

Sem comentários: