quinta-feira, 13 de agosto de 2020

"TENHO TANTAS SAUDADES DA MINHA ESCOLA"

 

Há dias passava com os netos junto à escola do Simão que começará agora o 2º ano e oiço-o, “tenho tantas saudades da minha escola”.  Eu sei que tem, a generalidade dos miúdos terá, é lá o seu mundo nestas idades e a escola em casa, para ele e para muitos, não foi uma experiência muito positiva.

Por isso me preocupa que escola teremos em Setembro. Como o Simão dizia há algum tempo e aqui contei, ele quer que seja “escola da outra”, não desta dentro do ecrã.

Vem esta introdução a propósito do Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, "Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being", segundo o qual “65% dos jovens afirmam ter aprendido menos desde o início da pandemia devido à transição da sala de aula para as aulas online durante o confinamento”.

Se considerarmos ainda os efeitos nos alunos mais novos, sobretudo de 1.º e 2.º ciclo e os alunos com necessidades específicos com níveis de autonomia e literacias bem menores a situação é verdadeiramente preocupante.

Estamos a um mês do início das aulas, as dúvidas e receios de professores e pais são muitas para além da imprevisibilidade da situação de saúde pública que teremos em no Outono.

As certezas são mais evidentes. Sem mais recursos, digitais e humanos, mas suficientes e colocados nas escolas em tempo oportuno, só o esforço gigantesco que foi realizado no final do ano lectivo para criar a resposta de emergência e que merece sempre reconhecimento, não vai chegar para conduzir esta geração de alunos, sobretudo os mais novos e os alunos com necessidades específicas, num percurso educativo de qualidade e tão bem-sucedido quanto possível.

E o que nasce torto …

Sem comentários: