sábado, 22 de setembro de 2018

DISNEYFICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO


Como disse Camões o mundo é composto de mudança tomando sempre novas qualidades. Ainda bem que se assim é embora nem sempre as novas qualidades tenham só qualidade.
A propósito de umas leituras que estou a fazer na preparação de um trabalho da próxima semana comecei a pensar em duas das “qualidades” que o mundo parece ir tomando. São de natureza diferente mas acho que estão próximas nas concepções que as informam e nas suas implicações no nosso viver diário.
Começam a ser familiares as referências aos movimentos de disneyficação dos espaços urbanos, onde se concentra a maioria da população, e à gamificação do ensino, desde o básico ao superior.
Como é óbvio parece-me claro que aos espaços e equipamentos urbanos se modernizam mas não me parece interessante correr o risco de viver num parque de diversões com alterações nos estilos de vida, no acesso e consumo de cultura, na continuação do enfraquecimento das relações de vizinhança e comunidade, etc.
No que respeita ao ensino temo os efeitos de algum deslumbramento com dispositivos que, mais do que ferramentas, passem a ser os gestores dos processos de aprendizagem. Muitas vezes tenho defendido por aqui a enorme importância do jogo e do brincar na vida dos miúdos em casa, na escola ou nos espaços das comunidades.
Mas a vida em casa, na sala de aula ou na comunidade é mais do que um jogo e não tem sempre a natureza de um jogo.
Este caminho de disneyficação dos espaços e estilos de vida urbana e a gamificação do ensino em que a sala de aula se poderá transformar numa permanente sala de jogos requerem alguma prudência. O deslumbramento e alguns efeitos imediatos podem não ser bons conselheiros.
Talvez isto seja conversa resultante de uma tarde áspera de calor aqui no monte que nos deixa um pouco “amagados” como se fala aqui no Alentejo.
No entanto, sou optimista, bem vistas as coisas, não sou assim tão Velho e também não sou do Restelo. Ah, e os meus netos e os outros netos vão saber lidar com isto.
Voltemos ao trabalho.

Sem comentários: