quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUO VADIS ESPANHA E CATALUNHA?

O dia de hoje é também marcado pelas eleições na Catalunha. Qualquer que seja o resultado nada será como antes.
Como sabemos pela experiência de décadas, em Portugal todos ganham nos processos eleitorais, muito raramente alguém ou algum partido assume uma derrota e muito menos a responsabilidade por essa derrota.
Na Catalunha creio que independentemente do lado vencedor, independentista ou manutenção da integridade territorial e política actual, muito se irá perder.
Eu sei que votar é sempre uma vitória, a expressão livre de um voto é um pilar central de regime democrático e mais ainda o respeito pelos votos, todos os votos. Por outro lado e como já escrevi, não me pronuncio sobre a questão da independência da Catalunha.
No entanto, ao longo de todo este processo e considerando alguns acontecimentos e nos discursos inconsistentes e muito pobres de visão das lideranças envolvidas que pouco vão para além do imediatismo e da reacção formal ou da vertigem da emoção, uma coisa me parece razoavelmente clara.
Seja qual for o resultado na Espanha e a Catalunha abriram-se feridas que dificilmente sararão nos anos mais próximos. A troco de quê? As personagens menores que protagonizam este processo saberão responder?
A Guerra Civil não foi há assim tanto tempo e ainda perduram sequelas.
Que irá ficar de herança de toda esta narrativa? Como vai ser o "day after" sem diferenças significativas entre as duas posições em conflito?

Sem comentários: