quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MICRO-HISTÓRIAS DA ESCOLA, "DO BRINCAR E APRENDER"

À saída do Jardim de Infância e a caminho de casa o Pai pergunta “que aprendeste hoje?”.
O filho, 4 anos e pouco de gente, responde “Nada, a escola é para brincar, não é para aprender”.
Fiquei inquieto, então não explicam ao meu neto que a “escola” tem de ser trabalho e sacrifício, só assim se aprendem as coisas da escola e se é “alguém” num mundo exigente e competitivo?
Que brincar é uma coisa inútil, que consome tempo e recursos não servindo para coisa alguma?
Será que o Simão se está a transformar num romântico ingénuo convertido ao eduquês?
Aqui para nós Simão, que ninguém nos ouve, tens razão, cresce devagarinho, não tenhas pressa. Brinca que aprendes sem te dar conta, como, aliás, ja aprendeste. Já sabes imenso, até me ensinas coisas.
Diverte-te.

6 comentários:

não sei quem sou... disse...

Eis uma salada de : ironia, sensatez, ternura e amor.

Zé Morgado disse...

Olá Companheiro, que é feito de si? Há quanto tempo?

não sei quem sou... disse...

Companheiro é o tratamento que se dá a alguém que tem uma relação de amizade e camaradagem ou seja parceiro de alguma coisa. Acredite Senhor Professor José Morgado que eu teria imenso prazer em privar consigo de forma pessoal e não apenas através do seu blog do qual sou um atento leitor e admirador da forma como o senhor Professor aborda temas actuais e de extrema importância.

Fiquei estupefacto com o seu "Há quanto tempo?" e convicto que o Professor está a confundir-me com outra pessoa. De qualquer das formas, a minha admiração pelo senhor e um abraço literário.


VIVA!

Zé Morgado disse...

Nesse caso combinamos um café e esclarece-se o equívoco. Quer sugerir?

não sei quem sou... disse...

Tomar uma bica com o senhor professor seria um prazer enorme para mim e uma despesa grande para qualquer dos dois, pois resido na aldeia de Poleias distrito de Bragança. No entanto, anualmente desloco-me a Lisboa para consulta de rotina de doença quase rara. Se não é abusar da sua paciência e boa vontade, quando me deslocar para Sul , através do seu blog e com antecedência conveniente convido o senhor Professor para almoçar ou tomarmos uma bica juntos.Obg.


VIVA!


Zé Morgado disse...

Como se diz no Brasil fico no aguardo