domingo, 6 de agosto de 2017

AOS NOSSOS LUGARES, VAI COMEÇAR O CAMPEONATO

O campeonato de futebol tem hoje a sua "rentrée", por assim dizer, com um Desportivo das Aves-Sporting e Vitória de Setúbal-Moreirense. Apesar da final da Supertaça ontem disputada, agora é que é.
No entanto, a minha paixão pelo futebol vai resistindo mal aos tratos que a modalidade vai recebendo. São recorrentes e progressivamente mais radicalizados e incendiários os comportamentos e discursos que a envolvem para além da componente negócio que também desempenha um papel importante no clima criado.
Não será improvável, antes pelo contrário, que tenhamos mais episódios graves fruto da irracionalidade e do ambiente de hostilidade e ódio instalado.
A mediocridade da generalidade dos dirigentes produz discursos e comportamento que inflamam muitos dos apoiantes, apoiam e organizam as suas actividades. Servem-se deles para os jogos de poder e devem-lhes isso. As direcções, os seus discursos, comportamentos e decisões são parte do problema, provavelmente não conseguirão, quererão ou poderão ser parte da solução.
É um mundo onde não existem santos e pecadores. Talvez a bola seja o elemento mais são deste universo apesar de tantas vezes também ser maltratada.
Já dificilmente me mobilizo para ir a um estádio, não consigo assistir aos milhentos programas televisivos onde opinadores avençados, salvo algumas raras excepções, vão papagueando agendas encomendadas e se envolvem em obscenas trocas de mimos e boçalidades que são mais um alimento para o clima instalado.
O problema é que não consigo não continuar fascinado com esse jogo estranho chamado futebol. Por isso me inquieta tudo isto.
Não sendo novidade a cor da minha alma futebolística gostava que este campeonato terminasse com o mesmo resultado do anterior. Que me desculpem os muitos amigos adeptos de outras camisolas.
Deixem lá ver, como diz o Velho Marrafa.

Sem comentários: