terça-feira, 1 de novembro de 2016

O QUE SÃO ROMÃS?

Ontem à noite, por duas vezes, bateram à porta cá de casa dois grupos de miúdos devidamente mascarados e a perguntar convictamente “doçuras ou travessuras”.
Ficámos agradavelmente surpreendidos, bom o meu neto nem por isso pois as máscaras não o deixaram muito tranquilo, oferecemos umas docuras que nos livraram das travessuras. É sempre com satisfação que vejo que ainda se comemora uma das nossas maiores e mais ancestrais tradições, o Halloween.
Na verdade, fico espantado como ainda conseguimos mobilizar as crianças e os adultos para, entre bruxas e zombies, comemorar a nossa cultura e costumes. Ainda bem que se assim é.
A este propósito não resisto a uma história que creio ter dois anos e também desta altura,
Também nos bateu à porta um grupo de crianças, discretamente vigiado à distância por um dos pais, porque, achamos, sentimos que a segurança já não é o que era, que nos interpelou com um portuguesíssimo “doçuras ou travessuras?”.
Desculpem lá mas naquela vez não percebemos bem a pergunta e um dos gaiatos lá nos explicou a tradição.
Lembrámo-nos então que talvez esta situação correspondesse a uma outra tradição portuguesa para nós mais familiar, dever ser da origem, o “Pão por Deus” que nos fazia a nós miúdos andar de casa em casa a pedir “pão por Deus” no Dia de todos os Santos como se chamava cá na nossa terra, Portugal, ao Halloween, o Dia de todas as Bruxas.
Perguntámos então se queriam romãs, como era costume no Pão por Deus e talvez fosse no Halloween.
Tínhamos chegado do Monte e trouxemos uns cabazes de romãs. Nesse ano, mais do que este ano, as romaneiras, como por lá se fala, esmeraram-se e produziram umas romãs grandes, lindas, com bagos de cor vermelha-romã, claro, e doces, muito doces.
À nossa pergunta uma das miúdas do grupo, talvez a mais velha, aí com uns nove ou dez anos, responde, "o que são romãs?"
Lá nos safámos na explicação e o grupo levou as romãs.
Na altura ficámos em casa a pensar no que é o saber e de que saberes se faz a vida dos miúdos de hoje. Na verdade, é feita de muitos saberes, os que conhecemos, alguns que a nós nos escapam e outros que quando na idade deles nem sonhávamos.
Não simpatizo muito com as discussões sobre o que os miúdos sabem actualmente em que, quase sempre, os mais velhos gostam de concluir pela superioridade dos tempos outros, os seus, naturalmente.
Acho apenas que gostava que os miúdos soubessem o que são romãs, São bonitas e doces e crescem numas árvores também bonitas, as romaneiras, mas que têm picos. Para comer no Halloween, o Dia das Bruxas, ou no Dia de todos os Santos.

Sem comentários: