terça-feira, 3 de novembro de 2015

CHEIA CENTENÁRIA

Secretário de Estado do Ambiente fala em "cheias centenárias" no Algarve

De início pensei que seria uma notícia do Inimigo Público mas não era provável, estava no carro a ouvir as notícias na Antena 1. O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, de visita a Albufeira e a propósito das chuvas devastadoras que pelo Algarve aconteram, afirmou várias vezes que se tratou de uma "cheia centenária" pelo que não se podia evitar o que se passou.
Como disse? Uma "cheia centenária" é uma cheia que acontece de cem em cem anos, explicou. Está certo, muito certo.
Mais disse que se pode tentar fazer alguma coisa face aos efeitos mas, lá está, face a uma cheia centenária não se pode fazer nada.
Ainda se fosse uma cheia semanária, ou mensária ou mesmo anuária talvez ainda se pudesse fazer qualquer coisa mas agora uma "cheia centenária" é impossível.
É certo que boa parte da baixa de Albufeira está construída em cima de leitos de ribeira, que as comportas dos túneis da ribeira de Albufeira estavam encerrados mas ... logo veio uma "cheia centenária". É azar.
Claro que agora vamos tentar fazer qualquer coisinha e quando vier a próxima "cheia centenária" quem cá estiver que ... abra as comportas.
Se coisa correr mal também sabemos, "Deus nem sempre é amigo", como muito bem disse o Senhor Ministro da Administração Interna, Calvão da Silva, um verdadeiro espírito santo. Se acontecer alguma vítima mortal tratar-se-á, evidentemente, uma decisão pessoal, "Entregou-se a Deus", no sábio entendimento do Senhor Ministro.
Isto sim, é política pura e dura.

Sem comentários: