sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O RECEIO DOS 100 EMPRESÁRIOS

100 empresários altamente representativos do tecido empresarial português, uns enormes 0,2% do universo de empresas e também uma percentagem bastante baixa do mercado de emprego, divulgaram um manifesto expressando o seu receio com a eventualidade de um Governo da esquerda.
O seu receio decorre do que risco de instabilidade que tal situação pode causar.
Compreendo perfeitamente o medo destes empresários.
Podem perder a estabilidade que as relações laborais conheceram com as políticas dos últimos anos.
Podem perder a estabilidade que as famílias conheceram  com as políticas dos últimos anos.
Podem perder a estabilidade de uma política fiscal amiga dos seus interesses.
Podem perder a estabilidade que conheceram e que as médias, pequenas e micro empresas não conheceram levando à falência de muitos milhares de pequenos e médios empresário. Esta situação ainda hoje foi referida pelo Secretário-geral da Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas referia isso mesmo, percebia o receio dos grandes empresários pois foram os grandes protegidos pelas políticas dos últimos anos.
Podem perder a estabilidade favorável aos seus interesses promovida pelas políticas económicas dos últimos.
Podem perder a estabilidade que as políticas amigas dos últimos anos proporcionaram aos seus negócios em parcerias e apoios de diferente natureza que lhes foram disponibilizados.
Talvez pudessem perceber, embora não queiram ou não sejam capazes, a instabilidade criada na vida de tantos milhões de portugueses pela estabilidade que receiam perder.
É evidente que o manifesto não tem rigorosamente a ver com economia, é política, pura e dura. Não é grave, podia ser mais transparente, mas transparência é coisa que boa parte daquela gente usa com muita parcimónia.

Sem comentários: