quinta-feira, 7 de agosto de 2014

HÁ ERROS QUE CAEM DO CÉU

"Incumprimento de Acordo Ortográfico só explica 10% dos erros dos professores nas provas"

Os resultados da Sinistra Prova, designadamente, o preocupante volume de erros na Língua Portuguesa, não branqueiam a aberração humilhante que esta Prova constitui e que Crato teimosamente insistiu em promover, sabendo muito bem que um dispositivo desta natureza não pode de forma alguma avaliar Conhecimentos e Capacidades para se ser professor. Só uma avaliação que inclua o desempenho em sala de aula o pode fazer de forma adequada.
No entanto, estes resultados caíram do céu apesar de, em bom rigor, havia o exemplo espanhol, se pudesse esperar algo desta natureza ainda que de menor significado.
O Ministro ganhou uma enorme ajuda na diabolização dos professores, das suas competências e, portanto, na justificação para as suas políticas.
Estes resultados vão ser explorados "ad nauseam" sempre mostrando como a decisão sobre a sinistra Prova foi positiva e, sempre, sempre, um contributo para a excelência, para o rigor.
Basta olhar para muitos comentários nas notícias online sobre esta matéria para ver como se acentuou esta desvalorização dos professores e das suas competências. O Ministro ainda virá dizer, tal como uma sua antecessora, "perdi os professores, mas ganhei a opinião pública".
Na verdade, há erros que caem do céu.
Dito isto, importa na verdade reflectir sobre o nosso ensino, todo ele, incluindo a formação de professores, no sentido de perceber a qualidade das aprendizagens em matéria de língua portuguesa, mas não só.
Não, não estou, também eu, a responsabilizar os professores, do 1º ciclo ao superior, estou apenas a defender que a forma como a língua portuguesa é maltratada por tanta gente, com maior ou melhor qualificação académica, deveria merecer reflexão

4 comentários:

Unknown disse...

Toda a gente erra, e os professores também. Sob tensão é fácil dar um erro de ortografia. Não vejo onde há tanto motivo para escândalo.

Luis Moreira disse...

Quer dizer errar não interessa desde que não se saiba...

Zé Morgado disse...

Não Luís Moreira, não quer dizer isso. Os erros verificados merecem a maior das atenções e preocupação. A questão é que estes erros não fazem com que esta prova seja a forma adequada para avaliar Capacidades e Conhecimentos para se ser professor. Só recorrendo também a avaliação do trabalho em sala de aula tal objectivo pode ser atingido. Faça o pequeno exercício de tentar encontrar outros países que actualmente usem uma prova DESTA NATUREZA como única forma de seleccionar professores. Vai ficar surpreendido. Estarão todos enganados ou sem preocupação com a competência dos seus professores?

Ana Barrocas disse...

Não disse tal coisa, Luís Moreira. Nunca lhe aconteceu dar um erro porque está cansado, tenso ou desmotivado?