quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O MALABARISTA

Um dia destes numa roda de conversa as falas giravam, estranhamente, em torno das dificuldades que atravessamos e como em cada dia nos surpreendemos com novos problemas que se juntam e avolumam os já existentes.
Às tantas e a este propósito, meu amigo Manel citou a conversa que teve com um amigo seu, rapaz dedicado às artes circenses, particularmente versado nos feitos malabaristas, manipulando bolas e conseguindo com uma eficácia e aparente e invejável facilidade manter em movimento umas quantas bolas sob um domínio perfeito.Dizia o Malabarista que a vida das pessoas se assemelha à sua performance com as bolas. Perante a estranheza do meu amigo Manel, o Malabarista explicou nos termos que tento recuperar da memória da conversa relatada.
"Consigo sem grandes dificuldades manter todas as bolas em movimento e controladas. Quando me aparece uma outra bola a consequência nunca é deixar cair essa e apenas essa que veio de novo, é deixar tombar todas, tudo fica incontrolável". Tal e qual a vida das pessoas, aparece mais um problema e não é só esse problema. O resto também não se contém.
Na verdade, a vida de muita gente vai-se parecendo com a inquietação do Malabarista. Tentam manter todas as suas bolas em movimento e sob controlo. O problema é que todos os dias somos confrontados com novas e preocupantes dificuldades, bolas, para incorporar no nosso número. Como bem avisa o Malabarista, o grande risco não é a dificuldade de controlar mais uma bola, a que apareceu com ou sem surpresa. O grande risco é que tudo se desmorone.
O Malabarista tem razão, quantas pessoas se desmoronam diariamente por incapacidade para manter em movimento e equilíbrio todas as bolas que se movem nas suas vidas.

Sem comentários: