terça-feira, 16 de agosto de 2011

O CIDADÃO ADOECE E PAGA, O DINHEIRO FOGE E O PAÍS CAI

A 1ª página do CM de hoje fornece um retrato fiel de boa parte da nossa realidade. Vejamos os títulos em destaque.
"117 000 trabalhadores em baixa médica", os números referem-se a Junho e, segundo o jornal durante um só mês 24 000 pessoas entraram em baixa médica, cerca de 800 por dia, sendo que até entre a população desempregada se recorre ao "atestadozinho" para manter o ameaçado subsídio.
A segunda referência da 1º página remete para um cálculo de cerca de 9 milhões de euros por dia a deslocaram-se para paraísos fiscais entre Janeiro e Junho. O receio das mudanças fiscais tem acelerado esta fuga de capitais. Estes movimentos entre Janeiro e Maio são superiores ao valor do imposto extraordinário entretanto estabelecido.
A terceira nota é relativa ao desabamento da arriba em Peniche, felizmente sem danos muito severos. A arriba estava na lista das mais perigosas, aguarda consolidação e as pessoas, apesar dos avisos colocados, estavam à sua beira naquela atitude que nos é tão cara, "os gajos não sabem, isto não cai".
Este quadro é de facto revelador. Os trabalhadores a adoecer e a pagar, o dinheiro a voar e o país a cair com a gente por baixo.
A que parece, o prognóstico é reservado.

Sem comentários: