segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

MAL DE SAÚDE

Segundo o DN, as pessoas de uma localidade no concelho de Paredes, passam a noite em frente à porta do centro de saúde para conseguir marcar uma consulta para a semana seguinte. Começam a chegar às 23 e por volta das 5 da madrugada a maioria das vagas disponíveis estão ocupadas.
Há poucas semanas foi anunciado com a devida amplificação que, no seguimento da revolução tecnológica em curso, a marcação de consultas nos centros de saúde em todo o país poderiam ser realizadas através da net. Provavelmente este “todo o país” deve ter um significado diferente do habitual. Ou então esqueceram-se de dizer que se podem marcar consultas pela net quando existem médicos, pois muitos milhares de portugueses continuam sem médico de família.
Sou um defensor, não podia deixar de ser, da utilização de todo o potencial das novas tecnologias, mas também me incomoda o deslumbramento pacóvio com o “choque tecnológico” conviver com a situação de muitos cidadãos terem que passar a noite, sujeitos a agravar os seus problemas, para conseguirem uma consulta, objectivo que, mesmo nestas circunstâncias, não é garantido.
Ainda a propósito das questões da saúde o CM relata o caso de um cidadão com diabetes que está há ano e meio à espera de uma consulta da especialidade no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) sendo que a última vez que foi visto por especialistas foi em Junho de 2008.
Neste cenário torna-se mesmo imprescindível prever com bastante antecedência os nossos problemas de saúde e começar já a marcar as respectivas consultas.

Sem comentários: