sábado, 31 de dezembro de 2022

BOM ANO

 Nos últimos dias e dadas as férias escolares, os netos estiveram connosco no Monte. Os dias de Inverno são pequenos para tanta lida, mas no aconchego da salamandra continua o movimento que só o sono sereno e longo recupera.

No último dia tínhamos uma tarefa, apanhar espargos, para a qual o neto grande, o Simão, sempre se voluntaria quando está. Gosta de descobrir e apanhar espargos no meio dos ramos com picos e das pedras onde crescem. Este ano está um pouco mais difícil, pois, lamentavelmente, achei que não precisava de os cortar quando estavam secos e agora ficaram demasiado grandes.

A certa altura, já com o saco bem composto e num espargueiro particularmente “agressivo”, no acesso e nos picos, o Simão que eficientemente tirou os espargos visíveis, voltou-se para mim com ar tão feliz que só de olhar fiquei bem, a felicidade pega-se.

Com o mesmo ar, fala qualquer coisa como, “Vês Avô, é bom ter um neto, tu já estás um bocadinho velho e não estás assim muito ágil como eu”. E acabou como sempre, “É, não é Avô?

É mesmo Simão, é mesmo bom ter um neto como tu e como o Tomás, ainda pequeno para a lida dos espargos, mas que colabora noutras.

É, não é Netos?

E assim, este ano está quase cumprido, mas o mundo mágico da avozice continua e continuará nos próximos.

Bom Ano para todos.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Bom Ano.

Zé Morgado disse...

Olá Rui, obrigado, Bom Ano também para si e para a família.