sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A CIDADANIA ESTÁ A PASSAR POR AQUI

 Hoje fiquei mais animado o que não é muito fácil nos tempos que correm. Através do DN fiquei a saber, de facto não tinha ouvido ainda qualquer referência, que existe um Movimento Voz aos Estudantes desde há um ano e que tem mobilizado estudantes em todo o país. Afirmam que "Estamos todos a lutar por uma escola pública de qualidade e para resolver questões que diferem de escola para escola. Em algumas são necessárias obras, noutras são professores, funcionários ou psicólogos".

Parece um bom caderno de encargos para os tempos que as escolas vivem.

Sem surpresa, um responsável de Sindicato de Todos Os Professores e o presidente da Associação Nacional de Directores de Escolas Públicas afirmam a sua compreensão e apoio aos objectivos do Movimento de alunos. Na mesma linha, aguardo a tomada de posição de outros sindicatos de professoras, dos partidos políticas que tentarão como enquadrar ou mesmo tutelar o movimento de acordo com a sua agenda e, claro, a posição do ME que, provavelmente terá uma palavra de compreensão e felicitação pela iniciativa dos jovens, mas desejará muito que tenham alguma prudência nos seus discursos e comportamentos porque tudo o que pedem é exactamente o que o ME está a fazer, ainda que não notemos tanto quanto quereríamos.

Não sei o que se seguirá, qual o trajecto e o impacto que o Movimento possa ter, mas pode ser um bom sinal de que a cidadania está a passar por aqui.

Vamos ver como segue.

Sem comentários: