sábado, 30 de outubro de 2021

UM DIA CABANEIRO

 Está o primeiro dia cabaneiro deste Outono neste canto do Alentejo. Por aqui um dia cabaneiro é um dia bom para estar na cabana.

Desde ontem, mas sobretudo a partir da madrugada tem estado a chover bem, o vento forte assobia no telhado do monte, só falta o frio para acrescentar a salamandra ou o lume de chão. Assim será lá mais para a frente.

É daqueles dias que convidam à leitura, à escrita, a ouvir qualquer coisa que componha a alma. Já lá vamos.

A água já estava a fazer falta e é bem-vinda. talvez torne a azeitona um pouco mais grada se, entretanto, não vier um tempo quente que a estrague. Este ano as oliveiras estão bem carregadas parece ser um bom ano de azeita, mas temo que esta ventaneira derrube muita azeitona. Quero acreditar no Mestre Zé, a que cair é compensada pela que fica nas árvores engrossada pela água. Esperemos que assim seja. Vamos começar a apanha da azeitona no final da próxima semana, vai ser áspero se se mantiver a quantidade de azeitona que está nas árvores e lhes dobra os ramos com o peso.

Uma das tarefas de hoje era, justamente, colher mais alguma para retalhar e para conserva. Já começámos, mas achamos sempre que é preciso um pouco mais, ficam muito gulosas, com um sabor que nem vos conto.

Entretanto apareceu o Mestre Zé, com este tempo não esperava por ele. Veio para um café e, claro, para umas lérias, ganha-se sempre. Ainda assim, estivemos a ver das varas. Ele não se habitua a usar varas de carbono, acha que são muito leves e deixámos duas de madeira a apanhar chuva para ficarem mais macias e não quebradiças. Eu não quero que o Mestre Zé trabalhe com as varas, é áspero, ajuda a estender panos, a limpar e ensacar azeitona e, sobretudo, a atar as sacas com uma arte que ainda não consigo replicar, as sacas atadas por mim nem sempre chegam fechadas ao lagar.

E são assim os dias do Alentejo.

Sem comentários: