domingo, 27 de setembro de 2020

QUE É ISTO GENTE?

 

No Expresso encontra-se uma peça referindo situações de escolas em que os alunos não têm acesso a recreio pelas razões que se intuem.

Os alunos de cada turma, agora chamam-se bolhas, permanecem no interior da sala de aula ou em corredores contíguos durante os intervalos de 5 ou 10 minutos. Estão de máscara e podem estar cinco horas nestas circunstâncias.

Que é isto, gente?

Em nome de quê? Da saúde dir-me-ão. Será? Estas circunstâncias fazem bem à saúde? Não creio, na peça refere-se situações de alunos com dificuldades de adaptação.

Parece-me claro que teremos de minimizar riscos, mas não pode valer tudo e o resultado nem sequer é garantido.

Sabemos que os alunos, querem, precisam, de estar na escola e, tanto quanto possível, em segurança.

No entanto, não podemos transformar a escola numa prova duríssima e intoxicante para a saúde mental, e não só, de todos os que nela desempenham funções.

Talvez possamos recorrer a espaços alternativos para algumas das actividades que não exijam equipamentos específicos, talvez sejam necessários mais recursos humanos.

Sim, talvez seja mais caro, mas não sei. Ponderando os efeitos negativos de meses de aulas naquelas condições vale a pena avaliar alternativas.

Em todo o caso, o objectivo das políticas públicas é a promoção do bem-estar de todos com a utilização dos recursos de todos. Depois é uma questão de prioridades. No fim será uma questão de responsabilidade.

Sem comentários: