segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O QUE É A MATEMÁTICA?

 

Conforme muitas vezes refiro tenho como muito importante que à entrada da escola, antes de começar a aprender as “coisas” da escola, os miúdos precisam de aprender a escola.

Apesar da maioria ter experiência de educação pré-escolar as diferenças são enormes mesmo quando nem mudam de edifício.

Uma das grandes diferenças prende-se com a progressiva compartimentação do trabalho que se desenrola confinado à área curricular que respeita e que tem manual e caderno de actividades próprio, carga horária e horário bem definidos.

A forma como os miúdos começam a lidar com esta organização nem sempre é fácil.

Há uns tempos, já aqui contei a história, a filha de uma colega estando no início do 1º ano, ainda a aprender a escola, falando com a mãe perguntava a olhar para a mochila, “Mãe, a matemática é aquilo dos números ou das letras?

Os miúdos fazem perguntas mesmo disparatadas, é claro que a matemática é coisa de números e não tem nada a ver com aquela coisa das letras que é um outro mundo, outra disciplina, um outro manual, um outro conjunto de actividades, uma outra avaliação, uma outra dificuldade, uma outra representação, enfim, outra disciplina.

Como é evidente, isto não tem rigorosamente a ver com flexibilização curricular, uma coisa inovadora que por aí anda, ou terá?

Sem comentários: