quarta-feira, 22 de julho de 2020

PARTICIPAÇÃO CÍVICA E ESCRUTÍNIO

O grupo de trabalho dedicado às alterações ao Regimento da Assembleia da República aprovou na especialidade com votos do PS e PSD uma proposta no sentido de passar de 4 000 para 10 000 assinaturas o número mínimo de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida em Plenário.
Se a petição for assinada por um número de cidadãos entre 4 000 e 10 000 será discutida na Comissão parlamentar competente.
Foi chumbada uma proposta do PAN no sentido de reduzir de 20 000 para 15 000 o número de assinaturas para apresentar iniciativas legislativas por parte dos cidadãos.
Foi também aprovada por PS e PSD que os debates com o Governo no Parlamento passem a ser mensais a presença alternada do Primeiro-ministro e membros do Governo o que leva o Primeiro-ministro ao Parlamento de dois em dois meses. É interessante perceber que nas grandes questões o entendimento surge.
Creio que a justificação destas decisões só pode ser uma genuína e sempre afirmada necessidade de promover a participação cívica dos cidadãos nos processos próprios de uma democracia e promover o escrutínio parlamentar das políticas públicas.
E a agenda da partidocracia que alterna no poder..

Sem comentários: