terça-feira, 8 de outubro de 2019

À SAÍDA DA ESCOLA

Ontem consegui ir buscar o meu neto Simão à sua escolinha, um edifício ainda do chamado “Plano dos Centenários” a que se juntou o jardim-de-infância já mais actual.
Cheguei cedo como sempre e fiquei a ver. Vão surgindo adultos que serão mães, pais, avôs e avós pela forma como acolhem as crianças e são acolhidas por elas, mas também por alguma gente mais novinha que presumo serem irmãos ou irmãs. Os mais novos são encaminhados individualmente para quem os espera e solicitou que viessem, os meninos e meninas do jardim-de-infância, e os mais crescidos, caso do meu neto que vai no 1º ano, vêm da sala em fila da sala e com a supervisão de auxiliares de educação, sim, são auxiliares de educação e não assistentes operacionais, dirigem-se a quem por eles anseia.
Achei muito bonito ver as caras felizes dos mais pequenos por chegarem à beira de quem os espera ao  portão da escola e a cara dos mais velhos ao receber os miúdos com um sorriso maior que eles. 
Esta lida é bem mais interessante que colocar os meninos numa carrinha e distribuí-los porta a porta numa viagem que para alguns pode ser comprida no fim de um dia que também já vai comprido e cumprido.
Como é óbvio, sei que muitas vezes e por diferentes razões não pode ser assim. Sei também que os miúdos se adaptam, são resilientes e que só por esta circunstância nada pode correr melhor ou pior no seu trajecto educativo
Mas lá que achei mais bonito achei. E se é bonito acredito que muito provavelmente sabe bem a todos, a quem é acolhido e a quem acolhe.

Sem comentários: