quarta-feira, 23 de outubro de 2019

INICIATIVA EDUCAÇÃO


Foi apresentada uma Iniciativa Educação com o apoio económico da família Soares dos Santos, cerca de 20 milhões de euros nesta fase, coordenada por Nuno Crato e que envolverá um conjunto de agrupamentos e escolas públicas.
A Iniciativa Educação desenvolverá duas dimensões, a literacia através do Projecto A a Z e o ensino profissional com o Projecto Ser Pro. Existe também e já acessível um site, Ed_On que disponibiliza informação de natureza estatística sobre educação bem como literatura científica.
Por princípio julgo que em sociedades abertas a cooperação de natureza privada com os serviços públicos é positiva desde que regulada e ao serviço das políticas públicas desse sector. Do meu ponto de vista, seria estranho que assim não fosse.
No caso da Iniciativa Educação sabemos que tem a coordenação de Nuno Crato o que, conhecendo o seu pensamento e visão sobre educação e as políticas que defendeu e promoveu enquanto Ministro não deixa de causar algumas reservas sobre a orientação dos projectos.  A ver vamos.
Por outro lado, iniciativas deste âmbito e não é possível ser de outra forma, envolvem um uma parte restrita do universo de escolas e agrupamentos. Assim, mais recursos, melhores condições e apoios terão provavelmente impacto positivo embora seja de perceber melhor os objectivos.
No entanto, de tudo isto resulta a ideia de que, muito bem, vamos ver em que se traduz a Iniciativa Educação e acredito que se poderão atingir resultados positivos, mas a grande questão é o que está por fazer em todas as escolas e agrupamentos da rede pública considerando as suas especificidades de contexto, dimensão, população abrangida, recursos disponíveis, dispositivos de apoio suficientes e competentes, etc., etc.

Sem comentários: