terça-feira, 27 de agosto de 2019

JOSÉ PACHECO, UM CONSTRUTOR DE PONTES


O Professor José Pacheco tem uma entrevista no Observador que merece ser lida, reflectida, divulgada e também discordada em alguns aspectos.
Foi há mais de 40 anos a alma da escola da Ponte, uma fonte de inspiração de muita gente por cá e por fora e que se desenvolveu em contraciclo com as orientações do ME. Como se depreende da entrevista o José Pacheco continua, felizmente, em contraciclo com muitos dos discursos e ideias em educação, como continua com excessivas certezas apesar da retórica da dúvida. Poderão ser utopias de visionário, podem ser fruto da paixão, podemos não concordar sempre, mas são desafiantes as suas reflexões.
Na verdade, sob a orientação de José Pacheco e apesar das vicissitudes e constrangimentos, da pressão da tutela sobre a escola da Ponte e sobre o Director, das inspecções e avaliações que procuravam concluir que seria uma experiência falhada, a comunidade mostrou que era, é, possível ter um outro tipo de escola. Não, não é uma escola perfeita, é apenas uma escola de pessoas. Curiosamente José Pacheco já fala da Ponte como ultrapassada.
No entanto, a escola da Ponte tem sido de há anos um objecto de estudo e visita recorrentes por parte de investigadores e professores nacionais e estrangeiros que reconhecem o que de qualidade por ali acontece. Deve ainda sublinhar-se que a visão da escola da Ponte é de uma escola onde verdadeiramente cabem todos, alunos, professores, funcionários e pais.
Há quem lhe chame escola inclusiva. Para que conste.
Leiam a entrevista, por favor. Não temos que concordar com tudo, é bom que assim seja, mas talvez encontremos que pensar.

Sem comentários: