segunda-feira, 5 de agosto de 2019

DE FÉRIAS


E pronto, férias. É verdade que o meu trabalho, por natureza, necessidade e gozo, solicita alguma actividade neste Agosto, o tempo dedicado às férias. Aliás, costumo dizer aos mais novos que têm a generosidade de me desejar boas férias que na minha idade já não temos férias, trata-se, felizmente, acrescento, de repouso activo. Riem-se, poupam-me à explicação mas acho que um dia vão entender.
Ainda sobre as férias e com uma ponta de provocação para ter pretexto para conversas de verão, vou mais longe, afirmo que, muitas vezes, estar de férias é uma questão de atitude. Passo a explicar. Todos nós conhecemos imensa gente que chegando as férias desata numa agitação sem fim procurando, dizem, o que não têm em tempo de trabalho. Ganham stress em deslocações, filas de espera para tudo, calor, fechadas em grupos e em locais cheios de gente igualmente stressada. Nesta altura estamos ainda na expectativa de uma anunciada greve de motoristas que, a confirmar-se, será seguramente uma enorme fonte de desassossego.
No fim deste tempo que voa estão tão cansados que só aguentam tal situação acreditando que tiverem umas férias “fantásticas”. Ainda bem. Provavelmente precisariam de umas férias para descansar das férias.
Por outro lado, também conhecemos pessoas que, sorte a sua, têm uma relação tranquila com a sua vida e com o seu trabalho, atitude que mantêm quando o trabalho se interrompe e quando algumas rotinas mudam.
Daí a ideia de que estar de férias é uma questão de atitude.
Boas férias.

2 comentários:

Alexandre disse...

Boa tarde Professor José Morgado,
De férias ou não, uma passagem pelo Blog Atenta Inquietude já faz parte das visitas regulares dos meus percursos na net!
Gostei particularmente desta opinião, de que partilho. Realmente estar de férias é uma questão de "atitude" individual.
Apetecia acrescentar umas tantas outras circunstâncias que nos podem fazer reflectir sobre a vivência deste tempo de repouso. São cada vez mais as vivências tipificadas e massificadas do que devem ser as férias. Tantos excessos, tantas expectativas, tantas frustações, tantos sacrificios para que se consiga dizer: "- eu estive lá", "- postei uma fotografia"...
Sinais dos tempos? Talvez!
Não sou turista na minha aldeia, ou na fantástica piscina da Lagoa, mas é onde consigo estar realmente de Férias.
Já agora... boas férias!
Um abraço e muita tranquilidade no Monte.
Alexandre

Zé Morgado disse...

Olá Alexandre, estamos de acordo, não gosto de me sentir "turista" mas por vezes sou viajante e gosto, embora já me canse sobretudo quando no meio do "turismo", daí fujo. No Monte, faço férias, trabalho em várias lidas, e descanso mesmo quando me canso porque, lá está, depende da atitude. Um Grande Abraço e boas férias.