segunda-feira, 3 de junho de 2019

O FESTIVAL DA GRELHA

Com o aproximar do Verão e também a proximidade das férias entramos na época alta do recurso a algo de grande consumo que, felizmente, não existe qualquer dificuldade em conseguir, as fontes são imensas. Refiro-me a grelhados, à realização do festival da grelha que acontecerá  nas nossas comunidades.
Somos um país especialista na utilização da grelha e temos muitos mestres de feitura de grelhas, desde as mais simples que servem para grelhar pouca coisa, até às mais complexas que conseguem grelhar o que quer que seja.
Apesar de toda a gente se queixar do excesso de grlhados, do trabalho e do tempo que o uso das grelhas consome, a verdade é que por várias razões não conseguimos passar sem elas. Ao fim e ao cabo são muitos anos a assar, perdão a grelhar …
Como sempre, não haverá nada ou que não possa caber numa grelha, as grelhas acomodam tudo, são verdadeiramente inclusivas.
Algumas acomodam produtos universais e têm grande divulgação, outras são um pouco mais selectivas, grelham produtos mais particulares. Para que tudo possa ser grelhado ainda existem grelhas mais dirigidas a produtos adicionais, são de natureza mais específica e não cabem nas outras grelhas.
Os espaços de utilização das grelhas ultima a sua construção e e depois é uma azáfama sem fim, grelhar, grelhar, grelhar. Dos mais pequenos aos maiores.
No entanto, em nome do bem-estar seria desejável que não exagerássemos no recurso aos grelhados até porque ... nunca se consegue grelhar tudo o que se acredita que deve ser grelhado, nem que se entende que deve ser grelhado.
Será que conseguimos?

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Não te conhecia este registo. Muito interessante. Obrigado. Abraço. Paulo Prudêncio.

Zé Morgado disse...

Olá Paulo, acho que é já do cansaço. Um abraço