domingo, 9 de junho de 2019

"NÃO TEM DÚVIDA, O BRAÇO É SEU"


De acordo com os mandamentos do Mestre Zé Marrafa, produtos como batatas, cebolas ou alhos, quando já estão “criados” devem deixar de levar água para “enxugar” e criar casca e, só então, serem colhidos. E assim fazemos por aqui no Monte.
Pois hoje de manhã cedinho, os dias aqui começam cedo, fizemo-nos à tarefa na agenda, arrancar os alhos. O “pequeno” problema é que sem água a terra estava assim ... a modos que dura, muito dura mesmo.
Comentei então com o meu parceiro de tarefa, o sacho" que teríamos um bocadinho de mais esforço pela frente. Respondeu-me em alentejano “que não tem dúvida, o braço é seu”. Bem que dei por isso, a terra estava mesmo áspera, o sacho custava a entrar na terra e a cada cabeça de alho arrancada a coisa parecia mais brava e, de facto, ... o braço queixava-se.
Não podia parar, não me atrevia a que amanhã o Mestre Zé cá passasse e não encontrasse os alhos colhidos, eu tinha assumido que o fazia.
A verdade é que foi uma manhã dura embora mais branda na parte final, cortar ramas e “barbas” e arrumar os alhos para dar um gostinho especial à culinária cá de casa.
A verdade é que quando os usamos nos temperos e me lembro do sabor de alhos mais “produzidos” ou, pior ainda de uns gigantes, que vêm da China(!!!) logo me esqueço do que custou a sua apanha.
São também assim os dias do Alentejo.

Sem comentários: