domingo, 19 de maio de 2019

BASICAMENTE DE ACORDO COM PACHECO PEREIRA, "A HOSTILIDADE AOS PROFESSORES"


Desta vez também estou de acordo com o essencial do texto de Pacheco Pereira no Público, “A hostilidade aos professores”, sobre o mundo dos professores e do seu universo profissional.
“(…)
Por fim, e o mais importante, há uma desvalorização do papel do professor, de ensinar, de transmitir um saber. Vem num pacote sinistro que inclui o falso igualitarismo nas redes sociais, o ataque à hierarquia do saber, o desprezo pelo conhecimento profissional resultado de muito trabalho a favor de frases avulsas, com erros e asneiras, sem sequer se conhecer aquilo de que se fala
(…)
Na verdade, boa parte da opinião publicada sobre o universo dos professores e das condições do seu exercício profissional é sustentada pela arrogância da ignorância ou por agendas implícitas com interesses outros.
Como já tenho dito, entendo que alguns dos problemas dos professores são também problemas nossos e tanto mais quando está em causa a qualidade da escola pública e do trabalho de alunos, professores e pais.
Relembro, na mesma linha que Pacheco Pereira, a importância essencial e a responsabilidade que o trabalho dos professores assume na construção do futuro. Tudo passa pela escola e pela educação. Assim sendo, as mudanças na educação só podem ocorrer e ser bem-sucedidas com o envolvimento dos professores.

Sem comentários: