domingo, 2 de dezembro de 2018

GOSTEI DE LER, "A WEB SUMMIT E A ESCOLA PÚBLICA"


Gostei de ler o texto de João Ruivo no Ensino Magazine, “A Web Summit e a Escola Pública”
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Reflexão oportuna sobre o enquadramento adequado da imprescindível integração das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Como ainda há pouco escrevi a propósito de uma colaboração na imprensa sobre estas questões, “O contacto precoce com as novas tecnologias é, por princípio, uma experiência positiva para os miúdos, para todos os miúdos, se considerarmos o mundo em que vivemos e no qual eles se estão a preparar para viver. Como é óbvio, este contacto deve ser ajustado à idade, no tempo de uso, nos conteúdos e actividades e é fundamental que seja mediado pelos adultos. Um ecrã não pode nunca transformar-se em "babysitter" ou ser o (quase) tudo na vida de crianças e adolescentes.
Como também é evidente e muitas vezes aqui tenho defendido deve valorizar-se fortemente a importância do jogo e do brincar na vida dos miúdos em casa, na escola ou nos espaços das comunidades.
O computador/tablet na sala de aula é mais uma ferramenta, não é A ferramenta, não substitui a escrita manual, não substitui a aprendizagem do cálculo, não substitui coisa nenhuma, é “apenas” mais um meio, muito potente sem dúvida, ao dispor de alunos e professores para ensinar e aprender e agilizar o acesso a informação.



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