sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

DOS COLETES AMARELOS


Estava convicto que as manifestações convocadas para hoje não teriam a adesão de que alguns falavam. Não temos na nossa história recente movimentos desta natureza com impacto e a suscitar adesão significativa. As manifestações com mais gente, salvo algumas excepções, recordo a manifestação dos professores em 8 de Março de 2008, ocorrem ligadas às máquinas sindicais ou partidárias que, em muitos casos, não se dissociam.
No entanto, também é minha convicção que muita gente sentirá, não digo uma raiva, mas uma grande inquietação a crescer nos dentes. Esta inquietação decorre de mal-estar no presente e parece também associada a angústias, perplexidades e dúvidas face ao futuro. Neste contexto creio que apesar da forma como correu hoje esta iniciativa voltará.
O quadro internacional é assustador, os movimentos populistas, extremistas e xenófobos ganham espaço e capitalizam com a criação de “responsáveis” essa inquietação e mal-estar. Já conhecemos esta narrativa e os seus efeitos trágicos. A mediocridade das lideranças, a manipulação e desinformação através das redes sociais e da mais despudorada e criminosa campanha de produção de “realidade” a que muita gente adere é mais um poderoso ingrediente.
Julgo que o caminho terá necessariamente de passar pelo recentrar do desenvolvimento no bem-estar das pessoas que liderará o funcionamento das economias e dos mercados abertos. Não podemos aceitar o aumento da concentração da riqueza e das disparidades em escala global ou nacional, a insustentabilidade do ambiente, a exclusão e a pobreza alimentados com os mercados a liderar.
Urge um regresso à política no sentido mais robusto e ético do termo, a promoção do bem- estar das pessoas.
Há pouco cruzei-me com umas dezenas de “coletes amarelos”. Três grupos de crianças do pré-escolar bem arrumadas no passeio de regresso à escola todas equipadas de colete amarelo e acompanhadas por adultos também identificados. Terão mostrado que existem e esperam um presente e, sobretudo, um futuro sustentados e sustentáveis.
Não podemos falhar.

PS – Verdadeiramente deplorável e vergonhoso foi o acompanhamento das manifestações por parte da imprensa televisiva. Quase que exigiam aos manifestantes que se tornassem violentos, agredissem alguém, insultassem quem quer que fosse para que o “directo” fosse estimulante. Boa parte do trabalho da imprensa é parte do problema mas, tem que se dizer, a imprensa tem de obrigatoriamente fazer parte da solução.

1 comentário:

Nataline disse...

Visitando, vendo, lendo, elogiando a publicação, e desejando:- Um Natal cheio de amor, prendinhas, convívio, e muita Paz e Saúde. Festas felizes.
--
» » Ame com amor verdadeiro ( Poetizando e Encantando ) « «