terça-feira, 10 de julho de 2018

O RESGATE


Desde há uns dias o mundo tem estado preso na tragédia que envolve os adolescentes tailandeses e o seu treinador há dias encurralados numa caverna.
O processo de resgate que felizmente, acabou de terminar de forma bem-sucedida tem sido acompanhado ao pormenor e em directo pela generalidade da imprensa incluindo a portuguesa.
Ainda bem que ainda nos emocionamos e envolvemos em problemas desta natureza. É bom sinal e a raridade da situação contribuiu certamente para a atenção que suscitou.
Já as centenas de mortes no Mediterrâneo e noutras paragens, muitas delas de crianças, são mais banais, fazem parte do quotidiano e suscitam pouco mais que a retórica da indignação e discursos político que nos assustam, uns pela inépcia e falta de coragem, outros pela cumplicidade e falta de sentido ético e de humanidade.
Falta ainda tentar resgatar as muitas crianças que que estão encurralados em cavernas como a pobreza e a exclusão, o abandono e os maus-tratos, a ausência de futuro, o insucesso, etc., pois são múltiplas as cavernas em que caíram.
Este resgate tem menos impacto mediático mas tem igual urgência.

Sem comentários: