quarta-feira, 30 de maio de 2018

DA EUTANÁSIA. POST SCRIPTUM

Pronto, por agora a questão está aquietada. A morte assistida ou a eutanásia são crime. Como escrevi ontem e continuo a pensar, os ermos da discussão devem ser colocados na posição face à despenalização e não no ser contra ou a favor da eutanásia, são questões diferentes.
Escrevi também “Não sei o que será o meu entendimento pessoal se e quando estiver em circunstâncias críticas, imagino que quererei serenidade e dignidade.
Mas sei que não devo impedir ninguém de recorrer à morte assistida sem que daí decorra um crime praticado por alguém.
É uma decisão individual, que se aplica no âmbito dos direitos individuais, nunca de um grupo político, de uma religião ou de uma corporação profissional. Nenhum é dono da autodeterminação, autonomia, da cidadania.
Neste sentido e apesar de sempre que temos uma votação no Parlamento se poder com razão recorrer ao chavão “é a democracia a funcionar”, não posso deixar de ficar impressionado com o espectáculo patético dos aplausos da CDS-PP e deputados do PSD que votaram contra e do silêncio da bancada do PCP que votou exactamente da mesma forma.
Um partido que tem na história a luta pela liberdade votou contra liberdade, a começar pela liberdade de consciência dos seus próprios deputados. Lamentável.
Esta narrativa segue na próxima legislatura.

Sem comentários: